Governo do Paraná confirma envio de 2 mil alunos ao exterior pelo Ganhando o Mundo

Foto: Kainan Lucas/Ric RECORD

O programa Ganhando o Mundo selecionou 2 mil estudantes da rede estadual do Paraná para participar de um intercâmbio em países da língua inglesa durante um semestre. Os selecionados se reuniram nesta terça-feira (26) no Teatro Guaíra, em Curitiba, junto com o governador Ratinho Júnior, para o alinhamento dos detalhes.

Uma quantidade de alunos selecionados começam a embarcar no início de 2026, e a outra parte viaja apenas no segundo semestre do próximo ano.

Ao todo, são cinco países de língua inglesa selecionados, sendo mil alunos mandados para o Canadá, 300 para a Irlanda e Nova Zelândia, 200 para Reino Unido e Austrália, cada.

Para o governador Ratinho Júnior, essa é uma das edições mais especiais por ter a maior quantidade de selecionados, transformando o programa no maior projeto de intercâmbio estudantil na América Latina.

“Poder aprender uma segunda língua, ter o contato com países de primeiro mundo e uma troca cultural com estudantes de outras nacionalidades. Isso tem sido um sucesso”, explicou Ratinho Júnior.

O programa Ganhando o Mundo abrange todo o estado do Paraná, selecionando estudantes dos 399 municípios.

O programa Ganhando o Mundo tem como proposta oferecer a estudantes da rede pública do Paraná a oportunidade de vivência em outros países.

Criado em 2022, o programa levou 2.540 estudantes da rede pública para intercâmbios no exterior. Com a edição de 2026, prevista como a maior desde o início da iniciativa, o total chegará a 4.540 participantes.

Além dos estudantes, o Ganhando o Mundo passou a incluir edições voltadas para professores, pedagogos e diretores. Em 2025, pela primeira vez, alunos de colégios agrícolas do Paraná participaram de uma edição específica do programa.

Quem pode participar do programa Ganhando o Mundo
Para participar do processo seletivo do Programa Ganhando o Mundo, o candidato deve atender a uma série de requisitos. Entre eles estão:

Estar matriculado no 9.º ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual em 2024.
Estar matriculado e cursar a 1.ª série do Ensino Médio da rede pública estadual em 2025.
Ter estudado do 6.º ao 9.º ano em instituições da rede pública estadual do Paraná.
Ter entre 14 e 17 anos e seis meses na data do embarque.
Apresentar média mínima de 7,0 em todas as disciplinas no ano anterior ao processo seletivo, conforme o SERE.
Ter frequência igual ou superior a 85% em cada disciplina, registrada no SERE.
Ter participado da Prova Paraná Mais em 2024.

Fonte: RICTV