O governo do Paraná publicou nesta sexta-feira (12) o edital do concurso público para o quadro próprio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). São 641 vagas de nível técnico e superior para contratação imediata e cadastro de reserva, com salários que podem chegar a R$ 10,8 mil. As inscrições podem ser feitas do dia 14 de janeiro até 12 de fevereiro de 2026.
A aplicação da prova objetiva está prevista 29 de março. A execução do processo seletivo está a cargo da Fundação de Apoio à Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa). As provas serão realizadas em sete cidades do estado: Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Umuarama.
Das 641 vagas, 325 são para promotor de saúde profissional, que envolve as seguintes profissões de ensino superior:
Administrador
Analista de sistemas
Arquiteto
Assistente social
Biólogo
Biomédico
Contador
Economista
Enfermeiro
Engenheiro agrônomo
Engenheiro civil
Engenheiro eletricista
Engenheiro mecânico
Farmacêutico
Físico
Fisioterapeuta
Médico
Médico hematologista
Médico do trabalho
Médico psiquiatra
Médico veterinário
Nutricionista
Psicólogo
Odontólogo.
As outras 316 vagas são para promotor de saúde execução, de nível técnico, distribuídas entre:
Técnico de enfermagem
Técnico de laboratório
Técnico de segurança do trabalho.
Há quase dez anos o Paraná não realizava concurso para o quadro próprio da Sesa. O processo seletivo é gerido pela Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), por meio do Departamento de Recursos Humanos e Previdência (DRH).
A publicação do edital 265/2025 estava programada para ocorrer em janeiro, mas foi adiantada para que os candidatos possam se programar para as etapas seguintes do processo seletivo.
“A antecipação do edital reforça o compromisso do Governo do Paraná com a valorização dos profissionais da saúde. Precisamos fortalecer nossas equipes e ampliar a capacidade de atendimento à população. Com esse concurso, abrimos oportunidades para que novos talentos ingressem no serviço público e contribuam para uma saúde cada vez mais eficiente e humanizada”, afirma o secretário da Saúde, Beto Preto.
A Seap orienta os interessados a acompanharem as etapas no site da Fafipa.
Fonte: CGN
Karoline
(Foto: Roberto Dziura/AEN)

0 Comentários