Uma operação da Polícia Civil do Paraná (PCPR) resultou na prisão de quatro pessoas integrantes de uma quadrilha especializada em fraudes bancárias, na manhã desta terça-feira (3), em Londrina, no Norte do Paraná. O grupo utilizava nomes de pessoas em situação de rua e usuários de drogas para abrir contas bancárias e contratar empréstimos consignados em instituições financeiras.
Durante a ação, a PCPR cumpriu nove mandados de busca e apreensão, que levaram à apreensão de aproximadamente R$ 20 mil em dinheiro, diversos cartões bancários utilizados nos golpes, documentos, três veículos, um jet ski, aparelhos celulares e maquininhas de cartão.
De acordo com informações fornecidas pela polícia, a investigação identificou que os criminosos se aproveitavam da condição de vulnerabilidade social das vítimas para praticar os delitos. Segundo o delegado Edgard Hildebrand, cinco contas foram abertas no interior do estado de São Paulo com o uso de documentação fraudulenta. Em outro inquérito ainda em andamento, a polícia rastreou a abertura de mais de cem contas bancárias utilizando o mesmo método.
A investigação também apontou que os membros da quadrilha mantinham um padrão de vida elevado, utilizando empresas de fachada para ocultar os valores obtidos de forma ilícita. “Esses recursos eram obtidos por meio de fraude, lavagem de dinheiro e violação da dignidade humana, em contraste com a aparência de sucesso e prosperidade mantida pelos envolvidos”, afirmou o delegado.
O objetivo da operação foi desarticular a estrutura financeira do grupo criminoso e responsabilizar seus integrantes. Os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário.
Fonte: CNG
Karoline
Foto: Ilustrativa/Freepik

0 Comentários